James Watt

Histórico do Cientista Watt
¤James Watt
¤Greenock, Escócia
¤19 de Janeiro de 1736, morreu 25 de Agosto de 1819 (83 anos) em Heathfield Hall, Inglaterra.
¤Construtor de instrumentos científicos, destaco-se pelos melhoramento que introduziu no motor a vapor, que se constituíram num passo fundamental para a Revolução Industrial nesse contexto histórico da descoberta da maquina a vapor.
2)Principais Pesquisas e Descobertas do Cientista.
¤Matemática,Engenharia, grego e latim.
¤Como surgiu a idéia do James hatt fazer os melhoramentos na maquina a vapor?
3) Em quais áreas são Aplicados os Principais desenvolvimentos :
¤ A máquina a vapor foi aplicada noutros progressos técnicos da época da revolução industrial. Foi aplicada na indústria metalúrgica, como nas bombas de água das minas; na industria têxtil, nas maquinas de mover teares, nas maquinas de fiação, e nos transportes, na locomotiva (Trevithick, 1804), em barcos (Fulton) e nos automóveis (meados do século XIX
¤Era aplicada em trens locomotivas, reatores nucleares e alguns carros que funcionavam com a maquina vapor.


JAMES WATT E A MÁQUINA A VAPOR

O engenheiro escocês não inventou a máquina a vapor, mas melhorou muito seu desempenho.Em 1763, foi chamado para reparar um modelo da maquina de Newcomen, pertencente à universidade de Glasgow. Durante o processo, Watt reparou que o arrefecimento do vapor dentro do cilindro levava ao arrefecimento desnecessário de toda a máquina, e pensou em vários tipos de melhoramentos que poderiam torná-la muito mais eficiente em termos energéticos.A adição de uma câmara de condensação separada evitaria as perdas de energia verificadas por meio do resfriamento do cilindro para a condensação do mesmo. Endividado, associou-se a John Roebuck, que o ajudou financeiramente. Um protótipo foi construído e sobre ele se realizou a correcção de algumas falhas. Matthew Boulton, dono de uma firma de engenharia, comprou a parte de Roebuck e deu início à construção das máquinas projectadas por Watt.
Essa máquina, que permitiu aumentar em 75% o rendimento da maquina de Newcomen, foi patenteada por Watt em 1769. O ápice de suas invenções ocorreu depois que Boulton o instigou a converter o movimento recíproco do pistão para produzir uma grande força rotacional, tornando a manivela uma solução mais lógica e prática. Esta, juntamente com o mecanismo de biela-manivela inventado pelo inglês James Pickard em 1780, permitiu transformar o movimento retilíneo alternativo do êmbolo da máquina a vapor em um movimento rotativo de volante, contribuíram decisivamente para o avanço da Revolução Industrial.
De 1776 a 1781 ele viajou pelo Reino Unido ajudando a instalar suas máquinas. Fez inúmeras outras melhorias e modificações nas máquinas a vapor, e também algumas que facilitaram a manufatura e instalação que foram continuamente implementadas. Criou a engrenagem central de sistema planetário, que permitiu à máquina desenvolver o movimento rotativo. Desenvolveu também um sistema de hastes conectadas a um pistão motriz, em um cilindro instalado verticalmente. Além de várias invenções que posteriormente foram por ele patenteadas, inclusive ajudou a produzir uma máquina que fora cinco vezes mais eficiente que as similares, iniciando a nova era industrial, pois utilizava combustível. Escreveu também um artigo para a Royal Society de Londres, em 1783, sugerindo que a água seria uma combinação de dois gases, ideia que viria a ser confirmada por Antoine Lavoisier. Watt descobriu também métodos de trabalhar com a expansão do vapor.

Assista o vídeo sobre a máquina a vapor: 
https://youtu.be/CfZ2bnqFS88

Frase do cientista: "Não há nada mais insensato do que inventar"― James Watt

Nenhum comentário:

Postar um comentário