Hertz

Heinrich Rudolf Hertz

Hertz nasceu em Hamburgo (Alemanha) a 22 de Fevereiro de 1857, no dia 1 de Janeiro de 1894, antes de completar 37 anos, morre de bacteremia. Hertz foi um físico alemão.
Torna-se, nesse mesmo ano, assistente de von Helmholtz, ocupação durante a qual estuda a elasticidade dos gases e a propagação de descargas elétricas através deles.
Três anos mais tarde, torna-se professor na Universidade de Kiel, onde inicia investigações sobre a eletrodinâmica de Maxwell, a qual se opunha à eletrodinâmica mecanicista e a anteriores teorias sobre a natureza da ação a distância.
A partir de 1883, ano da sua mudança para Kiel, descobre a produção e propagação das ondas eletromagnéticas bem como formas de controlar a frequência das ondas produzidas. Todas essas experiências permitiram-lhe demonstrar a existência de radiação eletromagnética, tal como previsto teoricamente por Maxwell.
Em 1888, apresentou os resultados das suas experiências à comunidade científica, os quais obtiveram o sucesso merecido. No início de 1893, Hertz adoece e é operado de um tumor na orelha, no final desse ano, adoece de novo e, no dia 1 de Janeiro de 1894, antes de completar 37 anos, morre de bacteremia.

* Heinrich Hertz interessou-se desde muito cedo pela construção de mecanismos, tema que sempre o atraiu, mesmo enquanto trabalhou na área da física. Levado por essa sua apetência, frequentou uma faculdade de engenharia durante dois anos. No entanto, a sua vontade de realizar investigação científica fez optar pela física, tendo ingressado na Universidade Humboldt de Berlim em 1878.

* Um dos teoremas de Hertz foi a produção e propagação das ondas eletromagnéticas. Essa experiência permitiu demonstrar a existência de radiação eletromagnética, tal como previsto teoricamente por Maxwell. As ondas eletromagnéticas são ondas transversais produzidas pelas cargas elétricas em movimento acelerado. Elas se deslocam através do vácuo, onde toda onda eletromagnética se propaga com uma velocidade de 3.108m/s. Nesse vácuo temos, v = c, em que c é a velocidade da luz no vácuo, e esta expressão torna-se: f= c/λ Quando as ondas de uma fonte monocromática viajam de um meio para outro, a sua frequência permanece a mesma, apenas o seu comprimento de onda e velocidade mudam.

* Por quantos metros de comprimento eram as ondas produzidas por Hertz?

* Em 1887, o jovem cientista Hertz, com base nos estudos de Maxwell, desenvolveu experiências em seu laboratório descobrindo que, ao fazer saltar faíscas entre duas esferas de cobre de seu aparelho oscilador, também saltavam faíscas entre as pontas de um arco de metal colocado a uma certa distância, denominado ressonador (receptor). A experiência de Hertz comprovou a existência das ondas eletromagnéticas, previstas matematicamente por Maxwell anos antes.

* Poincaré, Hertz e Mach, e também outros cientistas, construíram as suas concepções num clima internacional de diálogo e de debates, realizados, por exemplo, nas já mencionadas conferências. Apesar de existirem diversos estudos acerca dos autores em causa não se realizaram trabalhos específicos sobre aspectos parciais do seu pensamento, tal como a física dos princípios. Por outro lado, também não foi estabelecida uma visão de conjunto sobre as relações entre as três filosofias. Por exemplo, Lützen, 2006 é um estudo comparativo de Hertz e Poincaré, mas que trata a filosofia da ciência em geral, e não determinados pontos específicos.
Frase marcante do seu cientista - 

“Não se pode ignorar o sentimento que as fórmulas matemáticas têm uma existência independente e uma inteligência próprias e são mais sábias do que nós, mais sábias que os seus descobridores e aprendemos mais com elas do que inicialmente julgamos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário